chat-icon
Fechar
Mensagem Direta!
b3dc9e

Entre connosco na economia digital


Estamos empenhados em fornecer ferramentas adequadas, rápidas e eficientes para apoiar o seu negócio.


Novidades > Sistemas

O conforto do livro digital


Se o objetivo é fomentar a leitura e trabalhar no seu acesso, o livro digital deve ser uma das opções a ponderar na promoção da leitura.

O cheiro do livro, a textura, o folhear, as idas à biblioteca e livrarias “físicas” são dimensões que ainda são valorizadas, e bem, por muitos leitores. No entanto, os e-books trazem vantagens no preço, no conforto e na maior seleção de títulos num único dispositivo de leitura, sobretudo para viagens ou consulta técnica e didáctica. Um e-book ou um livro eletrónico é um ficheiro que pode ser lido num computador, tablet ou smartphone. Existem leitores gratuitos de e-books que tornam a tarefa mais simples, uma vez que podemos sublinhar, copiar ou pesquisar na Internet, alguma expressão que seja do nosso interesse.


 


Se considerarmos que a Revolução da Imprensa por Gutenberg veio democratizar o acesso à informação e ao conhecimento através do livro, é importante realçar que o livro digital, veio potenciar ainda mais essa possibilidade. Arrisco mesmo a dizer que por cada livro impresso publicado, deveria haver um e-book que o acompanhasse, pois desta forma quem comprasse um livro poderia, em diversas ocasiões em que não o pudesse transportar, levar consigo a versão digital.


 


Os livros digitais estão também sujeitos a direitos digitais (DRM), isto é, podem ser codificados para serem lidos apenas por quem os comprar. É possível, através da gestão dos direitos digitais, controlar a sua partilha ou venda. Os e-books podem integrar os programas de leituras das escolas e bibliotecas, e dar acesso, onde quer que os leitores estejam, a conteúdos que doutra forma implicaria uma logística maior, se o objetivo é fomentar a leitura e trabalhar no seu acesso, esta deve ser uma das questões a ponderar na promoção da leitura. Mesmo com pouca luz ou na escuridão é possível ler um livro eletrónico. Pode ser alterado ou aumentado o tipo de letra, e existe a possibilidade, de, através de dispositivos de conversão do texto em fala, ouvir em voz alta o texto escrito. Todas essas vantagens são fatores de inclusão e acessibilidade que devem fazer parte dos planos dos que escrevem e editam obras literárias: pela partilha de informação fidedígna, pelo aumento dos níveis de literacia e pela democratização do conhecimento.


 


Texto: Óscar Alves



Partilhe este artigo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Blogger


Comentários

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a fazer um comentário.



Receba dicas e novidades no seu e-mail

Saiba como tratamos os dados pessoais que você nos fornece e que conteúdos receberá no e-mail.

b3dc9e

Código de Verificação da Autenticidade.