chat-icon
Fechar
Mensagem Direta!
bc76c2

Entre connosco na economia digital


Estamos empenhados em fornecer ferramentas adequadas, rápidas e eficientes para apoiar o seu negócio.


Novidades > Dicas Úteis

Vantagens e desvantagens de vender fotografias online


Utilizar um banco de imagens é mais simples e acessível pois, por vezes, uma sessão fotográfica, com fotos originais, pode levar imenso tempo a preparar e a executar, e isso exige investimento financeiro.

Um stock photo, ou banco de imagens, é um site onde você carrega e vende as suas fotografias em troca de uma quantia em dinheiro. Qualquer pessoa pode fazê-lo, desde que cumpra os critérios e políticas da plataforma.

Como funciona?

Os fotógrafos enviam para o banco de imagens (stock photo) as fotografias para serem validadas e, posteriormente, para serem descarregadas ou compradas. Podem ser adquiridas a preços específicos com base no tipo de utilização ou num valor fixo.

Desvantagens

A fotografia das stock photos é contra-indicada para situações em que você deseja ter uma fotografia personalizada. As fotos são tiradas com antecedência, em função de um tema, e colocadas tal como estão na plataforma, sem hipótese de se alterar o motivo; redirecionar o objeto ou o modelo da fotografia; ajustar a iluminação ou tirar a fotografia de um ângulo diferente. O ideal é ter um website com as suas fotografias que se ligará às plataformas de bancos de imagens. É uma forma de promover o seu trabalho e gerar visualizações no seu site. O Plano Multimédia tem as ferramentas certas para promover e manter a qualidade das suas fotografias.

Estes são os problemas mais comuns:

A fotografia do stock photo não são exclusivas, isto é nunca são tiradas com produtos ou ideias específicas e personalizadas. Por vezes, refletem ações e ideias vagas. Experimente pesquisar no Getty Images ou no iStockPhoto por 'família feliz,' verá várias imagens com qualidades e características diferentes mas que podem não corresponder exactamente ao que você pretende.


 


A fotografias dos bancos de imagem podem ser compradas por qualquer pessoa - o que pode ser um problema - sobretudo se você pretende associar a fotografia à identidade da sua marca. Essas fotos, serão usadas repetidamente por vários clientes, portanto a hipótese de você encontrar a mesma foto num flyer, site ou outdoor da concorrência, é enorme. O seu anúncio pode facilmente ser confundido com o anúncio de outra empresa, o que pode comprometer o reconhecimento de uma campanha bem planeada. Se quiser ser o único a usar a foto, terá que negociar preços exclusivos, mas estes têm um valor bastante alto e são limitados no tempo.

As fotografias de stock photo tornam-se cliché: empresários a equilibrarem-se numa corda bamba; famílias a rirem em frente a televisão; pessoas a apontar para alguma coisa; etc. Qualquer uma dessas, qualquer pessoa pode utilizá-las nos seus anúncios.

Estas são as vantagens:

No entanto, estas imagens são ótimas para criar maquetes para layouts, se quisermos ilustrar ou fazer passar uma ideia num determinado projeto. É uma vantagem porque não há tempo nem dinheiro para fazer uma sessão fotográfica mais específica.

As stock photos permitem ter imagens de baixa resolução, se quisermos ilustrar uma situação de apresentação rápida ou 'draft' (esboço).

Utilizar um banco de imagens é mais simples e acessível pois, por vezes, uma sessão fotográfica, com fotos originais, pode levar imenso tempo a preparar e a executar, e isso exige investimento financeiro. Nos bancos de imagem ou stock photo, as fotografias estão disponíveis para serem utilizadas em folhetos, sites, revistas e outros trabalhos gráficos.  

Tipos de bancos de imagem

Existem essencialmente dois tipos principais: sujeitos a direitos e sem royalties.

Ambos têm prós e contras, os custos diferem bastante entre ambos.



  • As fotografias com direitos de utilização (RM) são mais caras, normalmente têm várias taxas a serem consideradas. O preço final depende de fatores como: tipo de média, duração da campanha, tiragem, tamanho, tipo de sector, exclusividade. Por esse motivo as imagens RM podem vir a custar muitas vezes mais do que as fotos sem royalties. No entanto, são de qualidade superior.


  • As fotografias livres de Royalties (Royalty-Free ou RF) são menos dispendiosas, vale a pena considerar que gratuito não significa nenhum custo. Significa que a imagem está livre de royalties e disponível para a compra por uma taxa única. Você pode usar a image RF várias vezes e não há limite de tempo. Existem limites para o número de vezes que a imagem pode ser reproduzida e as fotos sem royalties geralmente não têm a mesma características qualitativas em relação às fotos com RM. 


 


Recomendo que tenha o seu portefólio online baseado num Website com a sua marca e, paralelamente, promova o seu trabalho nos bancos de imagens para venda. Um website terá a estrutura como você pretende e estará ajustado às suas necessidades. Fale connosco e saiba o que encontrar no Plano Multimédia.


 


Texto/Adaptação: Óscar Alves


Foto de Soragrit Wongsa in Unsplash



Partilhe este artigo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Blogger


Comentários

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a fazer um comentário.



Receba dicas e novidades no seu e-mail

Saiba como tratamos os dados pessoais que você nos fornece e que conteúdos receberá no e-mail.

bc76c2

Código de Verificação da Autenticidade.