chat-icon
Fechar
Mensagem Direta!
41577d

Entre connosco na economia digital


Estamos empenhados em fornecer ferramentas adequadas, rápidas e eficientes para apoiar o seu negócio.


Novidades > Dicas Úteis

Trabalhar a partir de casa quando se tem filhos pequenos


As crianças gostam de rotina e você descobrirá que, quando você trabalha a partir de casa, ter uma rotina é muito mais produtivo. Se seus filhos sabem que a mãe ou o pai trabalha das 13 às 15 horas, e não deve ser interrompido, excepto em emergências, você verá que as interrupções ocorrerão com muito menos frequência.

Trabalhar a partir de casa quando se tem filhos menores pode ser desafiante sobretudo se você sentir que, de alguma forma, não está a produzir o suficiente por causa das distrações naturais e da atenção que os filhos requerem.

Mas é possível ser bem-sucedido trabalhando a partir de casa. O truque é criar um equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal, com o qual você se sinta confortável, para que nem os filhos nem o negócio sejam negligenciados.  

Aqui estão algumas das sete dicas para ajudar a garantir que o seu trabalho e os seus filhos recebam a atenção de que precisam.


1) Estabeleça uma rotina e seja fiel a ela


 


 


As crianças gostam de rotina e você descobrirá que, quando você trabalha a partir de casa, ter uma rotina é muito mais produtivo. Se seus filhos sabem que a mãe ou o pai trabalha das 13 às 15 horas, e não deve ser interrompido, excepto em emergências, você verá que as interrupções ocorrerão com muito menos frequência.


 


2)  Arranje tempo para os seus filhos e os inclua como parte da sua rotina



Seja a história antes de dormir, o pequeno-almoço juntos ou uma hora para ajudar o seu filho com as tarefas da escola, as crianças apreciam a previsibilidade. Por isso,  agendar um horário regular com seus filhos ajudará a evitar dispersões no trabalho. Procure não quebrar a rotina ou adiar o tempo dedicado às crianças. Pode ser muito decepcionante para uma criança quando o "fica para amanhã" nunca chegar. Definir um horário com as crianças as ajudará a perceber que eles são tão importantes quanto suas atividades comerciais.

3) Organizar Cuidados Infantis

Você deve aceitar que não pode trabalhar em casa e ser pai/mãe a tempo inteiro. Descubra quanto tempo você pode realmente dedicar-se ao trabalho e o tempo necessário para cuidadar dos seus filhos, e, posteriormente, concilie uma coisa com outra.

Aproveite para trabalhar nas horas das sestas das crianças. Valem mais duas horas produtivas de trabalho sem interrupeções do que 8 horas com várias distrações pelo meio.

Se tiver um cônjuge por perto, organize a sua agenda com ele/ela, para que enquanto um trabalha o outro cuida das crianças ou outros afazeres.

4) Defina as regras básicas dos negócios e partilhe-as com seus filhos

Os seus filhos devem estar cientes de que você tem responsabilidades laborais e devem saber agir em conformidade com isso. Defina regras básicas que permitirão que você trabalhe em casa da maneira mais produtiva e profissional possível, como atender a chamadas telefónicas ou via internet. Inclua regras que ajudem a tornar o tempo que você dedica ao trabalho mais produtivo.

5) Se possível, envolva os seus filhos no que você está a fazer

Independentemente do tipo de trabalho que você tenha, há algo que seus filhos podem fazer e, assim, tornar seus filhos parte do seu trabalho, pode ser uma ótima oportunidade para você passar mais tempo com eles e ensinar os seus filhos a lidar com dinheiro e a gerir questões laborais . Se seus filhos trabalham consigo, você deve recompensá-los. É uma ótima maneira de ensinar os seus filhos o valor do trabalho.

6) Encontre maneiras criativas de automatizar o trabalho com ferramentas informáticas

Existem ferramentas que possibilitam que possa partilhar ficheiros de trabalho em rede, fazer vídeo-conferências, fazer apresentações online à distância ou ter explicações à distância para os seus filhos.


 


Fale connosco e o aconselharemos as melhores soluções para o seu caso.

7) Não se queixe e veja os benefícios de trabalhar a partir de casa

Uma das grandes vantagens de trabalhar a partir de casa é que você tem muito mais oportunidades para estar com seus filhos e estar lá para eles.

Temos várias soluções de tele-trabalho que podemos disponibilizar, fale connosco para articularmos a melhor solução para si.


 


Texto/Adaptação: Óscar Alves


Foto: Alexander Dummer em Unsplash



Partilhe este artigo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Blogger


Comentários

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a fazer um comentário.



Receba dicas e novidades no seu e-mail

Saiba como tratamos os dados pessoais que você nos fornece e que conteúdos receberá no e-mail.

41577d

Código de Verificação da Autenticidade.