chat-icon
Fechar
Mensagem Direta!
3d282e

Entre connosco na economia digital


Estamos empenhados em fornecer ferramentas adequadas, rápidas e eficientes para apoiar o seu negócio.


Novidades > Dicas Úteis

Escreva e venda o seu livro em Ebook


Os Ebooks são livros digitais que podem ser descarregados da Internet. Você pode escrever os seus livros, transformá-los em livros digitais e vendê-los, através de ferramentas específicas disponíveis no Plano Escritor.

Um dos negócios que está em franca transformação digital é o da publicação de livros. Se não vejamos: as editoras tradicionais precisam de escritórios, de editores (e bem!); de funcionários administrativos; de uma casa de impressão onde são impressos os livros; de distribuidoras para levarem os livros para as livrarias de todo o país.


 


Tudo isso para colocar os livros nas mãos dos clientes. É um processo complexo, e a descrição foi simplista!



Com esta morosidade, burocracias, baixos royalties, recomendo que considere a auto-publicação como uma opção viável. Ou seja,  você pode publicar os seus livros e comercializá-los.


 


Já existem muitas soluções e plataformas para o efeito mas o que lhe estamos aqui a propor é associar o seu livro ao Plano Escritor e, assim, ter o seu próprio site de venda.  


 


O que são Ebooks?



Os Ebooks são livros digitais que podem ser descarregados da Internet. Você pode escrever os seus livros digitais e torná-los portáteis, através de ferramentas específicas disponíveis no Plano Escritor.


 


Se ainda preferir vender o seu livro de forma tradicional, pode, por exemplo, converter uma parte do livro em Ebook para que o leitor tenha uma ideia da história e criar interesse para, posteriormente, ser adquirido numa compra. Há vantagens, em termos de marketing, se o fizer desta maneira.


 


Por serem versáteis, nos Ebooks podem ser abordados vários assuntos. Por terem um baixo custo de produção em relação aos livros tradicionais, pode-se falar praticamente de qualquer assunto e, melhor ainda, pode ser adaptado e re-adaptado.  Com os Ebooks pode também recuperar livros antigos de direito público, já não editados em papel, e reeditá-los em digital.


   
Mesmo que você goste de ir às livrarias folhear os livros antes de os comprar, com os Ebooks você pode aceder a esse livro digital em qualquer lugar, onde houver internet e ler o livro inteiro ou parte dele antes de o comprar. Porque não fazer o mesmo com o seu livro?


 


Compreenda o negócio



Mas para que você venda livros através da Internet é preciso perceber o negócio. Você pode vender o seu livro nos diversos sites da especialidade ou então no seu próprio website de Plano Escritor.

Com o Plano Escritor você pode gerar Ebooks e vendê-los através de um sistema de pagamento seguro como o Pay Pal ou MBway onde os seus leitores podem pagar para descarregam o livro protegido com uma licença.

Mesmo que você prefira uma plataforma de terceiros para vender o seu livro, não impede que tenha no seu website ofertas diversificadas e exclusivas só para quem comprar o livro diretamente no site. A plataforma de terceiros é importante para dar a conhecer o seu trabalho, mas não deve ser de uso exclusivo.

Sugiro o seguinte, publique o seu livro no seu website, de seguida, ofereça um bônus, uma vantagem após a inscrição no site, sobretudo se o livro tiver várias sequelas.

Se você já utiliza um blogue ou uma rede social para escrever, então está a um passo de ter o seu Ebook vendável com conteúdos exclusivos ou inéditos. Reúna as publicações mais relevantes com uma introdução e uma conclusão, e publique!

Embora as informações possam ser encontradas gratuitamente no seu site, as pessoas estão dispostas a pagar para tê-las de forma organizada e de forma mais fácil de consumir,  nisso o Ebook é uma boa opção!


 


Comece a escrever, regularmente!



Escreva algo todos os dias até atingir os seus objetivos e terminar o livro. Comece com um esboço e, de seguida, preencha-o. Você pode reeditar em Ebook um livro de domínio público, cujos direitos tenham expirado, redistribuí-lo de forma gratuita, assim você dar-se-á a conhecer ao seu público. Procure livros e obras clássicas de domínio público, há um mundo de livros para publicar, desde um guia para tratamento de cães, dicas para tocar instrumentos, para cantar e muito mais.  A ideia aqui não é apenas publicar livros de domínio público mas reeditá-los e dar um cunho pessoal.

Se tiver dificuldade em escrever, contrate alguém para escrever a sua história, quer seja conto, autobiográfica ou fantástica, num livro digital. Poderá vendê-lo a preços baixos, entre 2.99€ a 4.99€, por exemplo. Escreva de forma sucinta e para nichos muito específicos.

Lembre-se de que, mesmo que você não tenha elevadas somas de lucro nas vendas do livro, é uma forma interessante de atrair as pessoas para outras coisas que você faz.

Há um segredo obscuro no mundo editorial tradicional. Os editores geralmente não promovem ativamente a grande maioria dos livros que lançam. Apenas os autores consagrados tendem a receber mais atenção. Mas como editor do seu Ebook você terá controlo na estratégia de marketing e vendas. Com todas as opções que disponibilizamos no Plano Escritor você terá o nosso apoio na divulgação do seu livro, para atrair a atenção dos seus leitores e com um website totalmente adaptado para o efeito, poderá controlar o fluxo de vendas através das estatísticas.

É aconselhável utilizar vários canais para divulgar os seus livros e apostar num marketing multilateral. A sua rede social preferida, quer o Facebook quer as profissionais como o Linkedin, tem vários potenciais compradores das suas obras literárias. Quando o livro estiver acabado e transformado num Ebook, partilhe-o na sua rede social preferida, com um link para o seu website, onde terá mais informações sobre o livro com a possibilidade de descarregar ou para fazer o pedido.

Crie um burburinho à volta do seu livro, publique na rede social partes do livro, crie concursos, faça brindes. Seja criativo no seu marketing. Ofereça um capítulo gratuito do seu livro.  

Tópicos a considerar


 


Vender livros com Ebooks não é automático. Não espere começar a obter lucros de imediato. Não é difícil mas você deve seguir algumas práticas recomendadas e garantir que seu Ebook chame a atenção dos leitores e gerar vendas.


 



  1. Escreva com calma, crie um plano, pense no melhor assunto, avalie, pergunte às pessoas próximas e escolha um bom título, se não tiver um título, conclua a história e, no final, pense num título.

  2. Defina um cronograma e respeite-o sobre as alturas em que você irá escrever e como irá comercializá-lo, e quando a tarefa estiver concluída, defina uma data de publicação. Considere um período do dia para a escrita. Não o faça apenas quando tiver vontade de escrever, é trabalho!

  3. Escolha um tópico que você conhece bem, que tenha autoridade e confiança ... e paixão! Não é boa ideia escrever só porque acha que será um sucesso. Escreva e entregue a um especialista para avaliar, isso o ajudará a valorizar a obra...e vender!

  4. Não crie uma escrita complicada e demasiado metafórica, com imensas figuras de estilo, a não ser que seja uma condição importante. Mas textos fáceis de ler e entender podem cativar e prender o leitor.

  5. Faça uma revisão, verifique os erros ortográficos, gramaticais, etc. Certifique se tem um amigo de confiança ou um revisor profissional que lhe possa analisar o seu Ebook antes da publicação. Não lance um livro cheio de erros, não inspira confiança aos seus leitores, pode levar a críticas negativas.

  6. Crie uma capa e um layout com aspeto profissional. Só porque não será divulgado por uma editora tradicional, não quer dizer que tenha que ter um aspecto amador. Fale connosco se precisar de um designer profissional para criar uma capa apelativa.


 


Descubra qual é o tipo de Ebook que você deseja vender e fale connosco para o ajudarmos a publicar e a comercializar o seu Ebook.

É um negócio de baixo custo de investimento e de baixo risco com enormes vantagens.


 


Texto/Adaptação: Óscar Alves



Partilhe este artigo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Blogger


Comentários

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a fazer um comentário.



Receba dicas e novidades no seu e-mail

Saiba como tratamos os dados pessoais que você nos fornece e que conteúdos receberá no e-mail.

3d282e

Código de Verificação da Autenticidade.